Raíssa Cherline's profile

Artigo: Inteligência Artificial no Marketing Digital

Como aplicar Inteligência Artificial no Marketing Digital

O que é inteligência artificial?

Inteligência Artificial (IA), no campo da ciência da computação, se dedica ao estudo e desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como raciocínio, percepção, reconhecimento de padrões, tomada de decisão e aprendizado. Já no campo de estudo acadêmico, o principal objetivo é que ela execute funções de modo autônomo. 

A origem da IA remonta ao final dos anos 1950 e início dos anos 1960, quando pesquisadores começaram a desenvolver computadores capazes de simular processos mentais humanos, como a resolução de problemas e o aprendizado. O termo "Inteligência Artificial" foi cunhado por John McCarthy em 1956, durante a Conferência de Dartmouth, que é considerada o marco fundador da IA como campo de estudo. Ele e o grupo selecionado de cientistas trabalharam durante um verão, estudando uma forma de “ensinar” as máquinas. 

A inteligência artificial utiliza uma variedade de técnicas e algoritmos, e nos últimos anos tem ganhado cada vez mais destaque, impulsionada pelo aumento da disponibilidade de dados e pelo avanço na capacidade computacional. Alguns exemplos notáveis ​​de aplicação de produtos com IA no dia-a-dia é o reconhecimento de voz de aplicativos de smartphones, como a Siri, da Apple.


IA e o Marketing Digital juntos dão resultado?

A inteligência artificial pode transformar o marketing digital, ajudando as empresas a personalizar experiências do cliente, automatizar tarefas e antecipar comportamentos. Com o uso correto da IA, as empresas podem melhorar a eficiência, aumentar o envolvimento do cliente e maximizar o retorno do investimento em marketing.

Benefícios do machine learning 

O Machine Learning (aprendizado de máquina) pode ser usado para identificar o comportamento dos usuários, prever o seu interesse em produtos e serviços e personalizar as experiências dos clientes. A partir daí, as empresas podem criar modelos preditivos que identificam os leads mais propensos a se converter em clientes, com base em dados como comportamento na web, histórico de compras e interações com a marca. Os algoritmos de Machine Learning são utilizados por empresas como: 
Netflix e Youtube, em recomendações de filmes e vídeos;
Facebook, Instagram e Twitter, na apresentação de posts mais relevantes acompanhando histórico do usuário;
Google, no sistema de tradução automática.

Impacto da IA nas vendas e no marketing

Esses insights fornecem às equipes de vendas e marketing a possibilidade de personalizar as mensagens de marketing e nutrir os leads com conteúdo relevante para aumentar as chances de conversão. Ao usar essas técnicas para identificar os leads mais promissores e personalizar as mensagens de marketing, as empresas podem aumentar as taxas de conversão e maximizar o retorno sobre o investimento em marketing.

A experiência do consumidor é um ponto sensível e crítico. Não adianta usar a IA visando atrair novos prospects se a sua empresa não usá-la também para garantir uma experiência encantadora. Além disso, por meio de um CRM (Customer Relationship Management), uma tecnologia dos processos que uma organização usa para gerenciar seus contatos, tanto externos quanto internos, os gestores têm melhor controle de todos esses fluxos, o que, além de contar com as vantagens da IA, facilita as tomadas de decisões. Para usar a tecnologia CRM da melhor forma, você precisa de uma estratégia focada no cliente, o que é possibilitada pela tecnologia.


Os dados para hiperpersonalizar o conteúdo no marketing digital

O marketing digital está evoluindo rapidamente com a ajuda da inteligência artificial. Segundo uma pesquisa do International Data Corporation (IDC), entre 2018 e 2019 as organizações que implantaram IA cresceram de 4% para 14%.

Ela pode ajudar as empresas a:
-personalizar as experiências dos clientes;
-automatizar tarefas;
-melhorar a eficiência, oferecendo conteúdo, ofertas e produtos relevantes. 

Por exemplo, uma empresa de varejo pode usar a IA para analisar o histórico de compras de um cliente e oferecer sugestões de produtos com base nas suas preferências. Além disso, as empresas podem usar chatbots alimentados por IA para oferecer atendimento ao cliente personalizado em tempo real, o que pode melhorar significativamente a satisfação do cliente.

Outro exemplo, uma empresa de telecomunicações pode usar a IA para analisar dados de uso de celular e prever quando um cliente está próximo do limite de dados. Em seguida, a empresa pode enviar uma mensagem de texto para o cliente oferecendo um pacote de dados adicional, evitando assim uma possível insatisfação do cliente.

Aplicações básicas

Formas de aplicar a inteligência artificial associada ao marketing das empresas e podem causar impacto:
Copywriting com foco em SEO (a inteligência artificial aplicada ao SEO é capaz de realizar segmentações mais precisas, pois analisa os algoritmos dos buscadores);
Automação do atendimento, ou seja, chatbot (conforme pesquisa da Forrester, 89% dos chatbots são úteis ou muito úteis quando o assunto é a personalização das interações com os usuários);
Recomendações e instruções;
Anúncios e ofertas;
Mecanismos de buscas (os algoritmos de inteligência artificial conseguiram melhorar imensamente as experiências de busca em sites como Google, YouTube etc.);
Segmentação de público (os algoritmos são capazes de identificar quais variáveis de fato importam para determinar suas buyer personas e quais não são relevantes. Por exemplo, se uma mulher passa a comprar produtos de bebês, a inteligência artificial entende que ela se tornou mãe ou está prestes a se tornar mãe. No entanto, se essa compra acontece em datas específicas, como dia das mães ou dia das crianças, o algoritmo desconsidera essa compra e não vai segmentá-la como mãe. Da mesma forma, se a compra acontece uma única vez ou de forma esporádica, ele também entende que são presentes, e não compras para ela mesmo.);
Campanhas digitais (se a inteligência artificial pode estabelecer o preço e a promoção, ela também pode divulgar a campanha. Um disparo de email marketing ou a visualização de um banner no momento certeiro podem fazer toda a diferença na receita da sua empresa);

Em suma, a IA junto com o marketing digital, possibilita diversas alternativas para melhorar o resultado de campanhas de mídia, geração e qualificação de leads, automação de marketing, chatbots inteligentes, entre outros.

Achou o conteúdo relevante? 
Artigo: Inteligência Artificial no Marketing Digital
Published:

Owner

Artigo: Inteligência Artificial no Marketing Digital

Published:

Creative Fields